segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ética e moral umbandista

Ética e Moral se diferenciam já que o primeiro conceito busca fundamentar a melhor forma de viver o pensamento humano e o segundo é a realização normativa desta construção, quer seja hierárquica, cultural ou religiosa. Pensando nisto que a Umbanda se apóia na questões éticas para realizar seu trabalho. A umbanda, sendo um segmento religioso, tem uma pluralidade de idéias já que os terreiros contam com uma enorme gama de diversidade cultural. O importante é não se esquecer dos seus fundamentos que são igualdade entre os homens, prática da caridade, vestimenta branca, não ao sacrifício de animais e o evangelho em seu aconselhamento.


Pensando em minha prática e ousando dar uma opinião, acredito que a ética e moral devam ser um dos fundamentos desta amada religião, puramente brasileira, com agraciadas raízes africanas, e grandes contribuições indígenas. Numa gira muitos enfoques estão em questão; as regras da dirigência, do guia chefe, a consciência da função de cada um (médium incorporante, cambones, cambone chefe, mãe pequena etc) e o bom desempenho do grupo. Este último conta com a discrição dos trabalhadores em não comentarem casos a quem quer que seja e muito menos os disporem ao próprio julgo, pois o que pode parecer pequeno para uns tem outro peso para outros. Este é o grande treino de entendimento da beleza de Deus na construção de nosso corpo: dois ouvidos e uma boca, para que possamos ouvir mais do que falar e quando falarmos que seja apenas o necessário.


Neste sentido que penso ser saudável que reuniões de grupos se abram para estas discussões dentro dos terreiros, templos, centros de umbanda (ou chamemos como preferirmos) e ainda, que esteja claro aos assistentes e assistidos o funcionamneto esperado de cada Casa. É importante que os adeptos da religião não se apropriem da mesma com interesse pessoal e permitam discussões salutares, o que não acontece por receio de mostrarem suas facetas egoístas e vaidosas. Os verdadeiros umbandistas não temem falar sobre aspectos subjetivos e objetivos da religião por saberem ser este caminho o da melhoria constante, do crescimento e evolução da moralidade religiosa.


Saravá Umbanda! Que a ética e a moral sejam nosso norte e o bom senso nosso guia!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário