domingo, 10 de abril de 2011

Páscoa e Umbanda



A Páscoa é uma festa comemorada pelo catolicismo que mostra um Cristo ressucitado. Para a Umbanda, Jesus Cristo, ou em seu sincretismo, Pai Oxalá, apenas ressurgiu em espírito para consolar seus irmãos e lhes falar sobre suas missões, além de lhes mostrar que a vida é eterna, apenas o que muda são as roupagens que vestimos e onde as vestimos.

Para mim, em especial, na Páscoa devemos comemorar o ressugir de nós mesmos,nosso recriar, nosso reinventar e,no melhor dos termos, nosso reconstruir. É isto que nosso Oxalá veio avisar que após a quaresma, período onde as trevas tem permissão de estarem mais atuantes, período onde nossas fraquezas estão acentuadas, este seria o momento de pararmos para prestar atenção em nós mesmos, em nossas atitudes e em nossa evolução para seguirmos em frente fortalecidos e confiantes no propósito da caridade em geral.

Sem julgamentos em relação a esta festa, cada religião comemora de uma forma e não cabe a mim críticas aqui. O ritual que cada um realiza nesta semana, chamada de santa, deve ser respeitado, mas acima de tudo, não podemos esquecer que nossa base vem da Igreja Católica é normal que tenhamos algumas ações parecidas com aquilo que está introjetado de nossa cultura em nossas moradas.

Só acredito que a escolha de ser umbandista me dá o direito de comemorar a Páscoa com ritual determinado, ou seja, neste dia irmãos de fé, façam sua oferenda a Oxalá. E não se esqueçam que a melhor forma de oferendar a este Pai não é alimentando-o huma mata simplesmente, mas sim alimentando os seus filhos necessitados no caminho; pratiquem a caridade do pão, do amor, a atenção com seus familiares, num asilo, orfanato, nas ruas. Não vamos deixar com que dogmas nos impeçam de realizar aquilo que nosso coração vibra. Vamos lembrar sempre que UMBANDA É PAZ E AMOR antes de achar que a verdade deve ser absoluta.

Paz e luz! Boa Páscoa! Bom renascer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário